Jornal AcadêmicoJornal AcadêmicoJornal Acadêmico
Font ResizerAa
  • Home
  • Eventos
    EventosShow More
    Sul de Minas projeta o futuro com tecnologia e inovação no maior congresso da sua história
    maio 23, 2025
    Bahia recebe evento inédito que destaca o protagonismo negro na formação docente
    maio 23, 2025
    Museu e escola em diálogo: UFMG promoveu evento para educadores
    maio 23, 2025
  • Notícias
    NotíciasShow More
    Pablo Said
    Desigualdade social no Brasil em tempos de crise: o reflexo da pandemia na vida dos mais vulneráveis
    maio 29, 2025
    Shield Bank
    Disciplina silenciosa: o segredo por trás das empresas que atravessam crises sem colapsar
    maio 28, 2025
    Robson Gimenes Pontes
    Robson Gimenes Pontes: Uma Liderança Visionária Que Redefine o Setor Financeiro
    maio 27, 2025
    Dr. Christian Zini Amorim destaca como a legislação permite alternativas sustentáveis para o futuro da mineração.
    E quando os recursos naturais acabarem? O futuro da mineração e as alternativas sustentáveis que a legislação permite
    maio 23, 2025
    Proibição de alunos estrangeiros em Harvard gera crise sem precedentes nos EUA
    maio 23, 2025
  • Tecnologia
    TecnologiaShow More
    Inteligência Artificial na Correção Escolar: Revolução no Ensino Fundamental e Médio em São Paulo
    maio 23, 2025
    Transformação da Educação com o Guia de Educação Digital e Midiática: Novos Rumos para o Ensino no Brasil
    maio 23, 2025
    Educação digital nas escolas: transformação, desafios e estratégias para o futuro da aprendizagem
    maio 23, 2025
  • Sobre Nós
Reading: Museu e escola em diálogo: UFMG promoveu evento para educadores
Share
Font ResizerAa
Jornal AcadêmicoJornal Acadêmico
Search
  • Home
  • Notícias
  • Eventos
  • Tecnologia
Eventos

Museu e escola em diálogo: UFMG promoveu evento para educadores

Nairo Santos
Nairo Santos
Published: maio 23, 2025
Share
SHARE

O Espaço do Conhecimento da UFMG, localizado em Belo Horizonte, foi palco de um importante evento educacional realizado nos dias 7 e 10 de maio de 2025. O “Espaço Aberto a Educadores” teve como objetivo principal a formação de professores e estudantes de licenciatura, propondo novas formas de utilização de espaços museológicos no processo pedagógico.

Durante o evento, foram promovidas visitas mediadas e oficinas práticas com foco na articulação entre o currículo escolar e as exposições permanentes do museu. Os participantes exploraram a abordagem interdisciplinar do espaço e pensaram em estratégias criativas para aplicar esse conhecimento em sala de aula.

Um dos principais propósitos da iniciativa foi ampliar o repertório dos educadores quanto ao uso de metodologias ativas e participativas. Os mediadores compartilharam experiências inspiradoras sobre como despertar a curiosidade científica e estimular o pensamento crítico dos alunos por meio das atividades desenvolvidas no museu.

As ações realizadas também valorizaram o papel do professor como mediador do conhecimento e incentivador da investigação científica. Houve momentos significativos de reflexão coletiva sobre práticas pedagógicas e o fortalecimento do vínculo entre universidade, museu e escola.

O evento contou com a presença de professores da rede pública, estudantes universitários e pesquisadores da área de educação. As discussões abordaram temas como ensino de ciências, acessibilidade em espaços culturais e inclusão de diferentes públicos nas ações educativas do museu.

Outro ponto de destaque foi o estímulo à elaboração de projetos pedagógicos que integrassem o conteúdo escolar ao ambiente museológico. A proposta foi muito bem recebida pelos participantes, que vislumbraram novas possibilidades para enriquecer suas práticas educacionais a partir das experiências vivenciadas.

A programação incluiu ainda rodas de conversa sobre os desafios enfrentados pela educação contemporânea e o papel transformador dos espaços culturais na promoção de aprendizagens significativas. Relatos de professores e alunos demonstraram o impacto positivo de visitas bem planejadas no processo formativo.

O “Espaço Aberto a Educadores” reafirmou a importância da formação continuada e do uso criativo de recursos culturais no ensino. A iniciativa da UFMG permanece como referência para outras instituições que desejam aproximar o conhecimento acadêmico do cotidiano escolar, fomentando uma educação mais dinâmica, inclusiva e transformadora.

Autor: Nairo Santos

Share This Article
Facebook Email Print
Nenhum comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

News
Notícias

O futuro da universidade brasileira passa pela educação superior a distância

Nairo Santos
Nairo Santos
maio 23, 2025
Inteligência Artificial na Correção Escolar: Revolução no Ensino Fundamental e Médio em São Paulo
Desigualdade social no Brasil em tempos de crise: o reflexo da pandemia na vida dos mais vulneráveis
Vestibular de Enfermagem Einstein abre nova oportunidade para quem sonha com a área da saúde
Bahia recebe evento inédito que destaca o protagonismo negro na formação docente
Jornal Acadêmico

O Jornal Acadêmico traz as últimas notícias e reportagens do Brasil e do mundo. Cobertura completa de política, economia, sociedade, tecnologia e muito mais. Informação de qualidade para você.

Transformação da Educação com o Guia de Educação Digital e Midiática: Novos Rumos para o Ensino no Brasil
maio 23, 2025
Museu e escola em diálogo: UFMG promoveu evento para educadores
maio 23, 2025
Jornal Acadêmico - [email protected] - tel.(11)91754-6532
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?